13.7.10

O Caminho não seguido


D
uas estradas divergiam num bosque amarelo,
E desculpe, Eu não poderia viajar tanto
E ser um viajante, Eu fiquei  ali muito tempo
E olhei-a abaixo um tanto quanto pude
Até onde se perdia nos arbustos;

Então segui a outra, como sendo a mais justa,
E tendo talvez o melhor clamor,
Pois era gramada e fora de uso;
Embora quanto a isso, os que passaram na frente 
Usaram-nas realmente o mesmo tanto,

E tanto que de manhã ambas igualmente estavam
Em folhas  passo nenhum deixou marcas escuras
 Oh, Eu guardarei a primeira para um outro dia!
No entanto, sabendo como um caminho leva para longe,
Duvidei se algum dia Eu poderia voltar.

Eu seguramente estarei dizendo isso com um suspiro

Em algum lugar de geração em  geração consequentemente:
Duas estradas divergiam num bosque e Eu-
 Eu tomei uma a por menos viajada,
E essa fez toda a diferença.
                                                                                Robert Frost (1915).


tradução integral na 1ª pessoa conforme autor
feita por: Gil Caldas